TRANSPARÊNCIA
O Visão é um veículo jornalístico independente criado e para seus leitores e com a missão de produzir jornalismo local de qualidade para Santa Luzia.
E DE ONDE VEM O NOSSO DINHEIRO?
Não temos nenhuma relação comercial ou de outra natureza com governos, partidos ou órgãos públicos. Não recebemos dinheiro de publicidade pública. Nossas receitas vêm de nossos assinantes, apoiadores e parceiros, que todos os meses garantem à cidade o presente que é a informação clara, de qualidade e de interesse público.
Isso nos garante uma posição privilegiada para fazer um jornalismo preocupado com Santa Luzia e com quem vive na cidade. Um jornalismo cuja principal preocupação é o interesse público, o desejo de que o cidadão possa tomar decisões informadas e o apego a precisão e aos fatos.
Neste link, você pode conferir uma tabela com as entradas e saídas de recursos do site, com atualização diária. O balanço financeiro também será publicado mensalmente em nossas páginas no Facebook, Instagram e Twitter.
QUEM FAZ
O VISÃO?
Winicyus Gonçalves é o jornalista responsável. Formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela PUC Minas e tem atuação como repórter em veículos de comunicação em Minas Gerais e Roraima.
POLÍTICA
EDITORIAL
As reportagens e/ou qualquer material jornalístico produzido pelo Visão deve atender deve ser de interesse público, com foco em uma abordagem original do assunto de forma contextualizada, plural e com a possibilidade de trazer novos conhecimentos ou habilidades para o leitor.
Todo o material jornalístico produzido deverá ter o motivo pelo qual avaliamos que o assunto é importante; como foram apuradas as informações e a divulgação de métodos e dados utilizados com links para qualquer material produzido por terceiros.
O Visão não trabalha com preferência entre fontes. Podemos ouvir pessoas comuns ou com conhecimento especializado e/ou da academia. Essas fontes poderão ser ouvidas pessoalmente, por telefone, mensagens de áudio ou texto.
Quando há um documento público disponível, como pesquisas, estudos e documentos oficiais ou extraoficiais, recorremos à fonte original. Apurações de outros veículos precisam ser atribuídas com link. Materiais exclusivos de outros veículos precisam ser creditados com o nome do veículo em questão. O Visão não recomenda o uso de declarações off the record, quando a fonte pede anonimato.
Qualquer pessoa, empresa ou órgão público citado de forma crítica em um conteúdo do Visão precisa necessariamente ser ouvido ou ter uma versão que já tenha sido publicada em outros veículos devidamente destacada e linkada. Caso não seja possível, é preciso mostrar os esforços realizados e os caminhos percorridos pela apuração na tentativa de ouvir o outro lado.
As fotos serão sempre creditadas e usadas em conformidade com seus direitos autorais. O jornal evita fotos depreciativas de qualquer pessoa, seja ela uma figura pública ou não. As legendas das fotos precisam trazer informações básicas a respeito dela, como o local onde foi feita e quem retrata. O Visão não publica foto ou vídeo de crianças e adolescentes sem autorização ou qualquer imagem de crianças ou adolescentes infratores.
CORREÇÃO
O Visão sempre será claro e transparente em relação a qualquer erro no site. Quando for apontada alguma informação errada, os responsáveis pelo conteúdo irão verificar as informações novamente.
Caso o erro seja confirmado, o conteúdo será corrigido e o artigo terá uma nota ao fim da reportagem intitulada ERRAMOS, com a data e hora da alteração, o que foi alterado e o motivo da alteração.
Correções de digitação são uma exceção e não serão notificadas a menos que alterem alguma informação ou a forma como ela é interpretada (como uma vírgula após o ponto decimal).
ÉTICA
Nenhum profissional do Visão irá produzir qualquer conteúdo em que tenha interesse direto ou obter qualquer vantagem pessoal em razão de sua função no site. Também não aceitarão presentes ou qualquer valor em dinheiro vindo de terceiros em função do cargo no site. Qualquer item enviado será devolvido com agradecimento e terá uma explicação sobre a política de ética do site.
Além disso, qualquer convite para que os profissionais do site cubram ou participem de eventos promovidos por entidades públicas e ou privadas deve ser aprovado previamente pela direção do site. Caso haja áreas reservadas para jornalistas nesses eventos, o site realizará o credenciamento.
AUDIÊNCIA
Para reforçar o princípio da transparência, o Visão também disponibiliza informações básicas sobre o tráfego e audiência do site, com informações sobre o acesso dos usuários (sem disponibilizar qualquer informação de cunho pessoal), visualizações das páginas e das matérias, sessões por leitor e dispositivos utilizados. Confira neste link.
